top of page

JACARÉ...

ARTE E SUSTENTABILIDADE

"JACARÉ" é o apelido do artista plástico recifense Ermiro de souza Lima, que há mais de trinta anos, vem ressignificando o conceito do lixo, dando asas à imaginação e forma às suas inspirações reciclando "tudo" ao seu redor. 

...

No Recife, as obras do ARTISTA JACARÉ estão espalhadas em colégios, universidades, galerias, agências de comunicação, nos lares dos amantes da ARTE e da RECICLAGEM, além de sempre presentes em seu atelier, que fica no bairro do ESPINHEIRO, Zona Norte da capital pernambucana.

 

Suas peças, vão além da REUTILIZAÇÃO de RESÍDUOS e reforçam o importante debate sobre o CONSUMO CONSCIENTE - que reverbera o pensar global e o agir local - fortalecendo a cultura da SUSTENTABILDADE. Como educador atua com projetos COLABORATIVOS, OFICINAS de arte, vivências ECOPEDAGÓGICAS e ENTRETENIMENTO criativo e SOLIDÁRIO.

Sua arte, fortemente influenciada pela MÚSICA, já percorreu outros países, projetando manifestações artísticas para o mundo, sob a estética "MANGUE". 

 

 

"JACARÉ", é antes de tudo, um CATADOR. Tipo de pessoa que não pode, ver uma garrafa indo parar na lixeira, um móvel sendo largado numa esquina, uma lata sendo desprezada após o seu uso. Ele ENXERGA personagens e mil POSSIBILIDADES de reaproveitar tudo isso com arte.

 

Seu estilo, passeia LIVREMENTE, entre a essência do NAIF e a vibração da plástica PSICODÉLICA, entre outros elementos da CULTURA POP. Contudo, não quer ser rotulado e se auto declara UM ARTISTA À SERVIÇO DO PLANETA.

Seu ATELIER é uma espécie de SANTUÁRIO criativo carregando um pouco de tudo que já produziu. Uma verdadeira JACALÁXIA! Um espaço COLABORATIVO, que também abriga outros ARTISTAS e EMPREENDEDORES criativos, que tenham o mesmo propósito.

 

 

 

...

Para quem busca entender como ele consegue desviar as convenções do mundo vai ai o seu recado: “Tenho uma liberdade que me fascina. O mundo, indica o contrário, coloca padrões em nome do dinheiro. Eu tento fugir dessa roda viva, buscando em lugares, pessoas e situações fonte de inspiração, para trabalhar e seguir com uma mensagem de paz. Fazendo arte naquilo que as pessoas jogam fora. Não existe o fora."

 

Em contato incessante com a ARTE, ele também cria suas próprias roupas, sapatos acessórios e perspectivas de um MUNDO MELHOR. Tem a alma de artista e gostaria de ter sido um PALHAÇO de circo. Vive uma VIDA SIMPLES e MOTIVADORA. Sempre com palavras bonitas para alegrar o cotidiano, ou em VERSOS TRANSFORMADOS, como neste do poeta conterrâneo, Carlos Pena Filho:  “Se você não puder pintar toda sua rua de azul, pinte pelo menos os seus sapatos”

...

NOSSOS CURSOS
bottom of page